sábado, 9 de junho de 2007

Ótimos na foto


Definitivamente o ex-senador João Alberto Capiberibe e a deputada Janete Capiberibe, ambos do PSB do Amapá, estão em alta.
.
Três projetos implantados por Capiberibe quando era governador do Amapá são destaques na mídia nacional e internacional.


Gastos públicos transparentes

O projeto Transparência colocou todas as contas do governo do Amapá na Internet para quem quiser acessar e conferir os gastos do dinheiro público.
.
João Capiberibe apresentou o projeto no Senado colocando as contas de todos os órgão públicos do país na rede de computadores. O projeto foi aprovado pela Casa.

Agora foi apresentado na Câmara pela deputada Janete Capiberibe (PSB AP) e virou bandeira de luta da Frente Parlamentar de Combate à corrupção.

O Projeto de Lei complementar que institui a transparência nas contas públicas e o controle social do orçamento público foi escolhido como tema prioritário pela para ser debatido em sessão de comissão geral da Câmara dos deputados.

O assunto foi destaque em todos os telejornais, na imprensa nacional e internacional e nos sites do mundo inteiro.

O projeto do casal Capiberibe foi debatido pelos programas Entre Aspas e Espaço Aberto da Globo News.


Navegar é preciso

Os 10 anos de surf na pororoca é o destaque do programa Zona de Impacto do canal Sportv. A alta tecnologia de comunicação e informação do Projeto Navegar permitiu o envio de informações e imagens em tempo real direto do rio Araguari, no Amapá, onde o surfista Sérginho Laus tentou quebrar seu próprio recorde de permanência em cima da onda.

O
Projeto Navegar foi criado no Governo de João Capiberibe para levar os recursos da informática às populações ribeirinhas do Amapá.

O projeto foi extinto pelo atual governo, mas retornou com força total, agora como uma OSCIP, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, com o apoio dos Ministérios da Cultura e das Comunicações.

Hoje, o Navegar Amazônia desenvolve atividades que visam identificar, fazer prospecção, divulgação e documentação da cultura de comunidades ribeirinhas da região amazônica.

O Navegar promove oficinas de iniciação em informática, fotografia, edição de vídeo , filmagem e música às comunidades amazônicas.
No governo de Capiberibe os projetos Transparência e Navegar foram gerenciados por José Roberto Lacerda que hoje é o coordenador geral do Navegar Amazônia.
.

Castanha Sustentável

O governo Capiberibe investiu no apoio às cooperativas, como a Cooperativa Mista dos Produtores e Extrativistas do Rio Iratapuru (Comaru), Cooperativa Mista dos Produtores Extrativistas de Laranjal do Jari (Comaja) e Cooperativa dos Produtores de Castanha do Alto Cajari (Cooperalca).

Uma fábrica de biscoitos de castanha-do-Brasil (ou castanha-do-pará), com capacidade para produzir 24 toneladas por mês, passou a funcionar em plena floresta amazônica, no Amapá, sob a administração das próprias cooperativas de castanheiros da região. Construída na Reserva Extrativista do Rio Iratapuru, localizada no município de Laranjal do Jarí.

Até então, os castanheiros trabalhavam na base do escambo, trocando a coleta de castanha por produtos como sal, açúcar, café e óleo.

O primeiro passo foi o Estado passar a comprar a castanha in natura, para ser utilizada na merenda escolar da rede pública. Processado nas cooperativas, o produto vira cremes, mingaus e biscoitos destinados à merenda. Foi o apogeu dos castanheiros do Amapá.

No governo atual, um incêndio criminoso quase destrói todo esse trabalho, mas os castanheiros conseguiram superar o problema.
Este projeto bem sucedido de Capiberibe foi o destaque no programa Globo Reporter desta sexta feira.

Veja
aqui a reportagem completa.

Nenhum comentário: